Ninguém imagina que uma cidade de médio porte como Cabo Frio seja dotada de um moderno aeroporto internacional. Assim é o Aeroporto de Cabo Frio - Cabo Frio Airport - que impressiona pela infraestrutura, logística e capacidade de operação. Além dos voos comerciais todos os dias da semana, o aeroporto tem intensa atividade de helicópteros e aviões de carga.
As companhias aéreas que operam o transporte de passageiros no Cabo Frio Airport são a Voepass, administrada pela Gol Linhas Aéreas e a Azul Linhas Aéreas Brasileiras. Os principais destinos são São Paulo, aeroporto de Guarulhos, e Belo Horizonte, aeroporto de Confins,
Por ser próximo a Macaé, o aeroporto oferece apoio logístico "Offshore" para a região petrolífera mais importante do Brasil, realizando operação de carga e descarga de aeronaves, base de apoio e armazém geral/alfandegado, possibilitando operar cargas oriundas de Portos ou Aeroportos.
A sua pista de pouso e decolagem tem 2.550 metros de extensão e 45 metros de largura. O aeroporto está apto a operar 24h em periodo diurno e noturno com brigada de proteção a incêndio com viaturas tanque, bombeiros e extintores.
Não é a toa que o aeroporto já recebeu oito vezes o Antonov AN-124-100, o segundo maior avião de carga civil do mundo em capacidade que recentemente trouxe mais de 40 toneladas de carga de Houston (EUA) para a indústria fluminense.
A administração é privada e 100% nacional.
O curioso é que a maioria dos moradores de Cabo Frio nunca pisou no local. Não deixa de ser um orgulho para a cidade dispor de um complexo aéreo tão sofisticado e de primeiro mundo. O ideal seria incrementar ainda mais o turismo barateando as passagens para conseguir mais passageiros.
Isso porque a passagem mais barata de São Paulo para Cabo Frio pela Azul, comprando no ato, não sai por menos de R$ 1549. Se comprar com dois meses de antecedência é possível conseguir o trecho por até R$ 633.
Fonte e fotos: Cabo Frio Airport