As obras da nova pista de pouso e decolagem no Aeroporto de Macaé, principal ponto de acesso à região e à Bacia de Campos, seguem a pleno vapor.
Iniciadas em julho, as intervenções estão 50% finalizadas e a previsão de inauguração é março de 2025.
A nova pista terá 1.410 metros de extensão e capacidade para receber aeronaves turboélices e jatos, mudando de categoria, o que ajuda a fortalecer a infraestrutura da cidade, que tem forte presença no mercado de óleo, gás e energia do país.
As obras ocorreram em condições limitadas de operação devido ao funcionamento do aeroporto e aos requisitos de segurança específicos. Além de principal ponto de acesso à região e à Bacia de Campos, o Aeroporto de Macaé é o maior do mundo em termos de pouso/decolagem de aeronaves de asas rotativas (helicópteros).
Os primeiros seis meses de obras da nova pista de pouso e decolagem representaram um marco para o setor da engenharia. Responsável pela execução das obras, o consórcio Bem Voar, formado pela Construtora Barbosa Mello (CBM) e pela Engeform Engenharia, apresentou dados que demonstram como a integração de tecnologias ao processo construtivo resultou em melhorias significativas dos indicadores do projeto.
O destaque principal foi a otimização do prazo de execução, essencial nesta etapa, iniciada em julho do ano passado.
O desafio era executar os geodrenos e, em seguida, lançamento de material drenante e grandes volumes de terraplanagem em um curto espaço de tempo, considerando os padrões do setor. Isso porque havia a necessidade de que a finalização ocorresse antes do período mais chuvoso, no início do ano.
De acordo com a CBM, houve um aumento de 15% de produtividade no processo executivo e uma economia de 27 dias em relação ao processo convencional. Tais resultados são fruto de uma solução de engenharia que integra modelagem BIM 3D dos projetos, o embarque deles nos equipamentos por meio de plataformas de machine control e mensuração de performance por meio de um sistema de gestão de frotas com recursos pioneiros no mercado.
Fonte: Extra