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  • Aeroporto de Maricá é autorizado a operar voos regionais e executivos

    Da Redação em 04 de Agosto de 2021    Informar erro
    Aeroporto de Maricá é autorizado a operar voos regionais e executivos

    Três anos depois de ser inaugurado, o Aeroporto de Maricá foi autorizado a receber voos de aviação regional e executiva e a operar com instrumentos. Até então, o local vinha funcionando como aeródromo.
     
    O aeroporto já opera com IFR (Instrumental Flight Rules) que permite decolagens, aproximações e pousos mesmo com pouca visibilidade. Também foi publicada a inserção do Aeroporto de Maricá com essa classificação na carta do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), que regula a aviação no país. 
     
    A implantação do IFR se junta à instalação de outro equipamento essencial para o funcionamento operacional em diferentes condições, como é o caso do Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão (Papi, na sigla em inglês).
     
    Instalado há um ano, o Papi é um conjunto de luzes que auxilia o piloto e baliza a pista nas operações de pouso noturno. Com o IFR, além de poder pousar à noite, as aeronaves poderão fazer a aproximação final com baixa visibilidade, já que há troca de informação entre o GPS de bordo com receptores/emissores em solo.   
     
    “Essa nova qualificação técnica do aeroporto municipal de Maricá atesta a enorme vocação estratégica desse terminal para funcionar como alternativa para a aviação regional, de apoio ao offshore e de pequeno porte em nosso estado”, avalia o presidente da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), Olavo Noleto.
     
    “Somado ao equipamento de pouso noturno, o IFR garante operações com máxima segurança mesmo em condições de menor visibilidade”, acrescenta Olavo. 
     
    O Aeroporto Municipal de Maricá já tem um portfólio diversificado de utilização: além da indústria offshore, que já utiliza o terminal por conta de sua localização – está a 200 km em linha reta dos principais campos em operação no pré-sal da Bacia de Santos – pode receber também a aviação comercial regional.
     
    Com o funcionamento em tempo integral, o terminal passa a ser uma base de apoio para eventuais operações de resgate nas plataformas e de voos médicos de emergência. 
     
    Além da classificação SBMI (lançada nas cartas de navegação aérea), o terminal dispõe de estação meteorológica, teve inclusão de sua rádio no ciclo de aeroportos, foi homologado como Estação Prestadora de Serviço de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo (EPTA) e passou pela inspeção para implantação do RNAV (da sigla em inglês Required Navigation, que é a operação de aeronaves em “caminho de voo” específico, com garantia de monitoramento contínuo da posição). 
     
    O aeroporto de Maricá tem uma pista útil de 1.200 metros e uma localização privilegiada: está a 60km da capital, a 40km do Comperj, a 100km de Cabo Frio, a 128km de Búzios e a 200km, em linha reta, dos campos do pré-sal da Bacia de Santos. Trata-se da menor distância entre o continente e as plataformas dos Campos de Lula e Libra, o que torna o terminal estratégico para as operações de logística para a atividade offshore.
     
    Fonte: Prefeitura de Maricá


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      • Comentário do post Eunice Vianna:
        Parabéns, Maricá!!! Emocionada com o Progresso do Aeroclube da Cidade, sendo transformado nesse Aeroporto de conceito, com benefícios não só para a Região, mas para todo País. Deus abençoe a Cidade, e demais envolvidos nesse Empreendimento!!!


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