AirCar, o carro voador eslovaco da Klein Vision, obteve luz verde para voar ao obter o certificado de aeronavegabilidade concedido pela Autoridade de Transporte em Bratislava, anunciou esta entidade pública eslovaca na terça-feira.
Alimentado por um motor BMW de 1,6 litro, o AirCar pode decolar de uma pista de 300m de comprimento.
"A certificação da AirCar abre as portas para a produção em massa de carros voadores altamente eficientes", disse Stefan Klein, fundador e CEO da KleinVision.
"Esta é a confirmação oficial de nossa capacidade de transformar definitivamente as viagens de média distância", disse ele em um comunicado à imprensa. Na aviação, o termo "distâncias médias" corresponde a rotas com menos de 2000 km.
A AirCar fez seu primeiro voo intermunicipal em junho de 2021. Alimentado por um motor BMW de 1,6 litro, ele pode decolar de uma pista de 300m de comprimento. Voando a 170 km/h, sua autonomia é de 1000 km.
A transformação automática, controlada por um único botão, de carro para avião leva apenas três minutos, segundo a fabricante. Para obter a certificação, a aeronave passou por 70 horas de testes de voo e mais de 200 decolagens e aterrissagens, disse KleinVision.
A certificação de aeronavegabilidade do carro voador foi confirmada à AFP pelo diretor da Autoridade de Transporte da Eslováquia, René Molnar.
A KleinVision ainda não obteve a certificação de tipo de aeronave para iniciar a operação comercial de sua aeronave.
Para aeronaves civis, este certificado é emitido na Europa pela European Union Aviation Safety Agency (EASA).