As antigas instalações da Perfumaria Kanitz, no Centro do Rio, estão à venda por R$ 30 milhões. Localizado na Rua Washington Luís, 117, hoje funciona como estacionamento e o lugar parece um túnel do tempo.
Guarda galpões interconectados por sistema de carreta, laboratórios, elevadores, pisos hidráulicos, tanques antigos, fornos e até utensílios com que eram confeccionados os sabonetes e outros produtos da época como a famosa Água de Hungria.
A segunda mais antiga industria de cosméticos e perfumaria do Brasil foi fundada em 1884 por imigrantes húngaros utilizando o processo a vapor.
O prédio, que tem entrada também pela Rua do Riachuelo, foi desativado na década de 80 e até hoje não ganhou outra utilidade a não ser um estacionamento.
O espaço tinha que ser adquirido pelo poder público e transformado em escola ou centro cultural. Pelo menos não pode ser derrubado uma vez que é parte de APAC - Área de Proteção do Ambiente Cultural desde 1987.
A Perfumaria Kanitz existe até hoje, no Engenho Novo.
Fonte: Ecotribo