Este sábado é o aniversário do Arquivo Nacional. Criado como Arquivo Público do Império, em 2 de janeiro de 1838, sua existência estava prevista na Constituição de 1824, a primeira do Brasil independente. Em seu artigo 70, a Constituição determinava que o arquivo público deveria guardar os originais das leis assinadas pelo imperador.
Nesses 183 anos, o Arquivo Nacional recebeu muito mais do que documentos legais. Atualmente, o AN tem sob sua guarda um #acervo monumental e plural, composto de documentos textuais, fotografias, filmes, mapas, gravuras etc., que registram parte importante da #história do Brasil e do mundo.
Além de guardião da #memória, o Arquivo Nacional tem papel fundamental no presente e no futuro do país. Integrante da estrutura do Ministério da Justiça e Segurança Pública, o AN é o órgão central do Sistema de Gestão de Documentos e Arquivos (Siga) da administração pública federal.
O AN é responsável por implementar e acompanhar a política nacional de #arquivos, definida pelo Conselho Nacional de Arquivos (#Conarq), por meio da gestão, do recolhimento, do tratamento técnico, da preservação e da divulgação do #patrimônio documental do país, garantindo pleno acesso à informação, visando apoiar as decisões governamentais de caráter político-administrativo, assegurar os direitos dos cidadãos e cidadãs e incentivar a produção de conhecimento científico e cultural.
Parabéns a todas e a todos os profissionais, pesquisadores e visitantes que construíram e constroem cotidianamente essa bela história!
Fonte e foto: Arquivo Nacional