A Azul Linhas Aéreas informa que incorporou 20 aeronaves à sua frota em 2024, entre equipamentos novos e usados. Em comparação com 2023, quando recebeu 11 aviões, o número representa um aumento de 82%.
O balanço foi fechado após a recente chegada, no final de dezembro de 2024, de novos Embraer 195-E2, a maior e mais moderna aeronave comercial de fabricação brasileira, usada pela companhia principalmente em rotas domésticas, mas também em voos internacionais de curta duração.
Somente em dezembro, foram seis equipamentos E195-E2 entregues direto da fabricante brasileira, um número recorde para a Azul em um único mês.
Cada aeronave que chega nos ajuda a ofertar mais assentos, aumentar frequências de rotas com demandas e incrementar a nossa malha com novos destinos. Além disso, com a chegada de aeronave novas, reduzimos a idade média da nossa frota, que hoje já é a mais jovem do país, com 7 anos, em média”, explica John Rodgerson, CEO da Azul.
Em 2024, a Azul incorporou, no total, 20 aeronaves, sendo:
– 11 Embraer 195-E2 – matrículas PS-ADA, PS-ADC, PS-ADD, PS-AET, PS-AEU, PS-AEV, PS-AEW, PS-AEX, PS-AEY, PS-AEZ e PS-KSA;
– 2 Airbus A320neo – PR-YSR e PR-YSQ; e
– 1 ATR 72-600 – PR-YXD, todas entregues diretamente das fábricas;
Além de seis usadas, sendo:
– 4 widebodies (fuselagem larga) da família Airbus A330 – dois A330-200 (PR-AIL e PR-AIN) e dois A330-900 (PR-ANB e PR-ANC); e
– 2 Airbus A321 P2F – PS-AJA e PS-AJB – aviões que transportavam passageiros e foram convertidos em cargueiros.
“É importante reforçar que, além de atender a demanda crescente, a chegada de aeronaves de segunda geração é importante para o nosso plano de descarbonização. Por exemplo, o Embraer E2 tem um consumo de combustível 20% menor que o modelo anterior. Isso ajuda a reduzir custos e ter uma operação sustentável e mais eficiente”, finaliza John.
Fonte: Azul Linhas Aéreas e Aeroin