Um balão causou transtorno no Aeroporto Internacional Tom Jobim neste domingo. Ele sobrevoou a pista 15/33 por volta das 08h20 e teve que ser abatido ainda no ar com um jato d’água lançado por um dos caminhões pelos bombeiros do terminal.
Após a queda, o objeto foi recolhido pela equipe de solo, sem causar incêndios. O incidente foi registrado por uma das câmeras ao vivo do canal Aviation TV, que mostra 24 horas por dia a rotina operacional dos aeroportos cariocas do Galeão e Santos Dumont.
A soltura desses balões é uma prática criminosa no Brasil, e leis proíbem essa atividade. A maioria dos incidentes envolvendo aviação ocorre nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo, onde há mais tráfego aéreo. Devido à falta de tripulação e autorização, esses objetos frequentemente invadem as rotas das aeronaves, representando um risco significativo para a aviação.
De acordo com o artigo 42 da Lei 9.605 de 1998, a soltura de balões pode resultar em detenção de um a três anos ou multa, ou ambas as penas cumulativamente.
Fonte: Aeroin