Em carta-aberta, os blocos de Carnaval do Rio de Janeiro denunciam a grave falta de policiamento no Centro da Cidade, colocando foliões e turistas em risco.
Assinada por dezenas de agremiações, o documento alerta para a negligência das autoridades e cobra medidas urgentes para garantir a segurança durante a maior festa popular do planeta.
"O Carnaval do Rio de Janeiro teve início oficialmente nesta sexta-feira (28), trazendo alegria e festa para os cariocas e turistas que chegam de todas as partes do mundo para celebrar o maior evento popular do planeta. No entanto, essa celebração tem sido marcada pela falta de segurança, especialmente no Centro da Cidade, que está completamente desprotegido, sem policiamento adequado", diz o texto.
E prossegue: "Na sexta-feira, fomos surpreendidos pela ausência de agentes de segurança, tornando o deslocamento até os locais dos desfiles oficiais dos blocos, como na Rua Graça Aranha, uma verdadeira saga. Grupos organizados para a prática de furtos e assaltos, inclusive portando armas perfurantes, circularam livremente pelos blocos. Qualquer folião que estivesse sozinho se tornava um alvo fácil. O problema foi ainda mais grave com tentativas de arrastão dentro dos blocos, afetando principalmente turistas, o que compromete a imagem do Rio de Janeiro e do Brasil diante do mundo".
"É lamentável que, mais uma vez, o Rio de Janeiro fique refém da violência. O que deveria ser um momento de alegria e diversão está se transformando em uma experiência de medo e insegurança. Essa situação é resultado da incapacidade da atual política de segurança do governo do estado, que falha em garantir proteção não apenas no Carnaval, mas também no cotidiano da população, que vive um verdadeiro estado de barbárie"
E encerra: "Esta carta é um pedido de socorro. Somos blocos, somos foliões, somos cidadãos, somos parte desta cidade e deste estado, e exigimos o nosso direito à segurança para celebrar com tranquilidade.
Não abrimos mão de sermos cariocas! Não desistiremos do Rio de Janeiro!
CARNAVAL SEGURO JÁ!
Assinam:
Cordão do Boto Marinho
Associação Carioca de Blocos e Bandas Folia Carioca
Associação Carnavalesca Infiéis
Bandas da Rua do Mercado
Bloco da ABRACES
Bloco Arteiros da Glória
Bloco Berço do Samba
Bloco Boêmios da Lapa
Bloco da Insana
Bloco Enxota Que Eu Vou!
Bloco DNA Suburbano
Bloco CanaValesco Largo do Machado, Mas Não Largo do Copo
Bloco Educa Que Liberta
Bloco Guri da MERCK
Bloco da Harmonia
Bloco Eu Também Tenho C***! - Bloco da Vila Mimosa
Bloco Infantil Largo do Machadinho, Mas Não Largo do Suquinho