Entre a lagoa e o mar, recortada por morros verdes e curvas que revelam paisagens abertas da Região dos Lagos, a Serra do Mato Grosso é um dos trechos mais bonitos da RJ-106, a Rodovia Amaral Peixoto, na ligação entre Maricá e Saquarema.
Até a inauguração da Via Lagos, no final dos anos 90, era a única via de acesso a toda Região dos Lagos. O que encanta pelo visual, no entanto, também exige atenção redobrada de quem passa por ali.
O trajeto é feito em pista simples, sem acostamento e com curvas muito fechadas e sinuosas, principalmente na subida da serra, exatamente na divisa entre os dois municípios. Por essas características, esse é considerado um dos trechos mais perigosos de toda a rodovia.
Em 2023, o Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Rio de Janeiro (DER-RJ) avançou em uma etapa importante de obras de contenção de encostas e drenagem na Serra do Mato Grosso. O investimento foi de R$ 47 milhões, buscando reduzir riscos de deslizamentos e aumentar a segurança viária.
Além dessas intervenções, o DER-RJ mantém em seus planos a duplicação do trecho entre Maricá e Saquarema, incluindo a construção de um túnel sob a Serra do Mato Grosso, o que eliminaria a pista simples na subida da serra e mudaria o padrão de segurança da via. Até agora, porém, não há previsão para o início dessas obras.