MAIS COISAS >> Jornal Bafafá

  • BRT Transbrasil ganha ramal expresso entre os terminais Gentileza e Deodoro

    Da Redação em 15 de Maio de 2024    Informar erro
    BRT Transbrasil ganha ramal expresso entre os terminais Gentileza e Deodoro

    A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) e da Mobi-Rio, iniciou nesta quarta-feira (15/5) o serviço expresso do BRT Transbrasil, entre o Terminal Deodoro e o Terminal Intermodal Gentileza.
     
    A nova linha, de número 61, chega para otimizar o deslocamento no corredor durante os horários de pico do transporte. A previsão é que os intervalos de partida da nova linha expressa sejam de três minutos, e a viagem dure entre 35 e 40 minutos.
     
    O BRT Transbrasil já trabalha com outras três linhas: 60 (Terminal Gentileza x Terminal Deodoro – parador), 80 (Terminal Gentileza x Penha – parador) e 90 (Terminal Gentileza x Fundão – parador).
     
    A nova linha 61 terá apenas cinco pontos de parada ao longo do percurso. Os passageiros poderão embarcar e desembarcar nos seguintes locais: Guadalupe, Jardim Guadalupe, Fazenda Botafogo, Ceasa Irajá e Fiocruz. Os ônibus do serviço expresso estarão disponíveis exclusivamente nos horários de pico nos dias úteis, facilitando o deslocamento dos passageiros em momentos de maior demanda. Os horários de operação serão das 5h às 9h e das 16h às 19h.
     
    Com o novo serviço expresso, haverá um acréscimo significativo de 2.745 lugares nos serviços do BRT Transbrasil, o que representa um aumento de 40% em relação ao que é ofertado hoje.
     
    A importância do respeito à faixa seletiva
    Com o início do serviço expresso, a Prefeitura ressalta a importância de os motoristas não invadirem a faixa seletiva da Avenida Brasil durante os horários de pico, período em que seu uso é proibido aos veículos comuns. A invasão está sujeita à aplicação de multa, e a recomendação é uma medida preventiva contra acidentes. Além disso, é essencial que os condutores dos veículos autorizados a utilizarem essa faixa redobrem a atenção e reduzam a velocidade nas proximidades das estações de BRT. Esta cautela leva em consideração que o BRT utilizará essa faixa para realizar ultrapassagens.
     
    Regras de trânsito na pista central da Avenida Brasil, no trecho entre Trevo das Margaridas (Rodovia Presidente Dutra) e Caju (Viaduto da Treliça)
     
    Faixa à esquerda da calha
    Todos os dias, 24h: Exclusiva para o BRT – Velocidade máxima limitada a 60 km/h, com redução para 40 km/h em todas as estações.
     
    Faixa à direita da calha
    Dias úteis, de 5h às 10h, e de 16h às 20h: Exclusiva para ônibus convencionais e rodoviários, táxis e veículos de serviço (quando em operação) – Velocidade máxima limitada a 60 km/h, com redução para 40 km/h em todas as estações.
     
    Dias úteis, de 10h às 16h, e de 20h às 5h, fins de semana e feriados: Permitida a circulação de todos os veículos, exceto caminhões – Velocidade máxima limitada a 60 km/h, com redução para 40 km/h em todas as estações.
     
    Duas faixas à direita da pista central
    Todos os dias, 24h: Permitida a circulação de todos os veículos – Velocidade máxima de 80 km/h.
     
    BRT Transbrasil
    Com 26 quilômetros de extensão, 17 estações e atravessando 18 bairros, o BRT Transbrasil tem previsão de transportar cerca de 250 mil pessoas por dia até 2030. Este é o quarto corredor de BRT implantado na cidade, ampliando o sistema de transporte de alta capacidade, que já opera com os corredores Transoeste, Transcarioca e Transolímpica.
     
    O investimento visa proporcionar maior acessibilidade e comodidade aos usuários do transporte público na cidade, ampliando as oportunidades de conexões entre as Zonas Norte e Oeste e o Centro da cidade. Além das linhas regulares de articulados, o Transbrasil também oferece um serviço executivo de transporte de passageiros entre o Terminal Gentileza e o Aeroporto Internacional Tom Jobim.
     
    Serviços:
    – Linha 60 (Terminal Gentileza x Terminal Deodoro – parador)
    Horário: todos os dias, das 4h até meia-noite
    Locais de embarque e desembarque: Terminal Gentileza, estações Into, Vasco da Gama, Benfica, Fiocruz, Hospital de Bonsucesso, Baixa do Sapateiro, Rubens Vaz, Piscinão de Ramos, Marinha Mercante, Lobo Júnior, Mercado São Sebastião, Cidade Alta, Vigário Geral, Irajá, Fazenda Botafogo, Jardim Guadalupe, Guadalupe e Terminal Deodoro.
     
    – Linha 61 (Termina Gentileza x Terminal Deodoro – expresso)
    Horário: dias úteis, das 5h às 9h e das 16h às 19h.
    Locais de embarque e desembarque: Terminal Deodoro, Guadalupe, Jardim Guadalupe, Fazenda Botafogo, CEASA Irajá, Fiocruz e Terminal Gentileza.
     
    – Linha 80 (Terminal Gentileza x Penha – parador)
    Horário: todos os dias, das 4h até meia-noite
    Locais de embarque e desembarque: Terminal Gentileza, estações Into, Vasco da Gama, Benfica, Fiocruz, Hospital de Bonsucesso, Baixa do Sapateiro, Santa Luzia, Cardoso de Moraes, Olaria, Ibiapina e Penha.
     
    – Linha 90 (Terminal Gentileza x Fundão – parador)
    Horário: todos os dias, das 4h até meia-noite
    Locais de embarque e desembarque: Terminal Gentileza, estações Into, Vasco da Gama, Benfica, Fiocruz, Hospital de Bonsucesso, Baixa do Sapateiro, Maré e Terminal Fundão.
     
    – Serviço executivo Terminal Gentileza x Galeão – sem paradas
    Horário: todos os dias, das 6h à meia-noite.
     
    Fonte: Prefeitura do Rio


    • MAIS COISAS QUE PODEM TE INTERESSAR

      Contratação de novos motorneiros diminui intervalos dos bondes de Santa Teresa
      Saiba Mais
      Rio lança edital de licitação da concessão do mobiliário urbano
      Saiba Mais
      Leilão da marca Jornal do Brasil fracassa novamente
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Seja o primeiro a comentar este post

DIVULGAÇÃO