A Prefeitura de Búzios, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública, firmou um termo de cooperação com a Secretaria de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro para o compartilhamento das imagens captadas pelas câmeras de reconhecimento facial instaladas no município.
Com a integração ao sistema estadual de monitoramento — o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) — todas as câmeras da Central Integrada de Operações de Segurança Pública (CIOSP) de Búzios passam a permitir a identificação em tempo real de pessoas procuradas pela Justiça. Caso o sistema detecte um indivíduo com mandado de prisão em aberto, as forças de segurança do município são acionadas imediatamente para efetuar a abordagem e condução à delegacia.
O sistema também tem papel fundamental na localização de pessoas desaparecidas, a partir de dados fornecidos pelo Detran-RJ, reforçando o uso da tecnologia a favor da proteção da população.
Segundo o secretário municipal de Segurança Pública, coronel Gláucio Moreira, o coordenador do CIOSP, cabo Elias Nunes, e o gerente do CIOSP, subtenente Wedson Cedro, está em fase final a assinatura de um novo termo de cooperação, desta vez voltado à leitura e monitoramento de placas de veículos. Com isso, automóveis com registros de furto ou roubo serão automaticamente identificados pelas câmeras do município integradas ao sistema estadual.
A iniciativa representa um passo decisivo no fortalecimento da segurança pública em Búzios, com apoio direto da tecnologia na prevenção e combate à criminalidade.