O Campo de Santana, na Praça da República e o Palacete Imperial, na Avenida Visconde do Rio Branco, serão reformados. O investimento de R$ 40 milhões, oriundo do saldo orçamentário de 2021 do TCE-RJ, será feito através de um convênio com a Fundação Parques e Jardins.
O Campo de Santana é uma das maiores áreas verdes do Centro do Rio, com aproximadamente 130 mil metros quadrados, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (INEPAC).
Entre as melhorias no local, estão previstas a instalação de um sistema de segurança e monitoramento por câmeras, restauro dos portões e guaritas, reforma de canteiros, lagos, monumentos, iluminação e gruta.
Além da recuperação da drenagem, dos banheiros, renovação da sinalização, implementação de sistema de irrigação e manejo do paisagismo, e inclusão de composteira e viveiros. A revitalização também contemplará os animais que habitam a região, com melhorias na estrutura de atenção.
O Palacete Imperial está abandonado há décadas e será totalmente restaurado com as características originais.
Um grande presente para o Centro do Rio.
Fonte: TCE/RJ