As ruas de Niterói ganharão um reforço de mais 50 câmeras inteligentes, que se somarão às 522 que já monitoram o município através da vigilância 24 horas do Centro Integrado de Segurança Pública (CISP).
Os novos equipamentos, com tecnologia de ponta, serão instalados em breve na cidade, em um planejamento que inclui ruas de todas as regiões.
Atualmente, o cercamento eletrônico conta com 70 câmeras inteligentes, que são capazes de captar em segundos a placa de um veículo ou fragmentos que estejam envolvidos em algum tipo de ocorrência.
Também neste semestre, será colocado em prática um pacote de medidas, que inclui: boletim eletrônico de ocorrências, utilização de triciclos e bicicletas eletrônicas pela Guarda Municipal, além de estudar a ampliação do uso de tecnologia de ponta (Projeto Cisp 2.0), com aperfeiçoamento do software, já visando a modernização do Centro para os próximos 10 anos.
As ações fazem parte da estratégia do Pacto Niterói Contra a Violência, política pública de segurança do município e que conta com 18 projetos, divididos em diversos eixos.
O Centro Integrado de Segurança Pública completou sete anos neste mês de agosto, superando a marca de 200 mil atendimentos através do número 153. Mais de 250 veículos foram recuperados desde 2019, com a implantação do cercamento eletrônico e mais de 2.500 exportações de imagens para as delegacias e tribunais de Justiça, com auxílio também do setor de inteligência do órgão.
Fonte: Prefeitura de Niterói