Começou a construção de um novo campus do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) no Complexo do Alemão. Será o primeiro campus dentro de uma favela.
A demolição dos galpões no terreno desapropriado no ano anterior sinaliza o início da construção, que visa consolidar a educação na região.
Com a ampliação, mais 4.500 estudantes poderão acessar gratuitamente cursos de ensino técnico e superior, com previsão de início ainda em 2025.
O IFRJ será erguido no terreno da antiga fábrica de plásticos, na Av. Itaoca 1776, um dos acessos ao conjunto de Favelas do Alemão, Zona Norte do Rio.
A obra inclui blocos administrativo e pedagógicos, auditório, guaritas e urbanização do campus, com um valor estimado de R$ 25 milhões.
O IFRJ, instituição federal de ensino público e gratuito, atua em diferentes níveis e modalidades de ensino, com opções desde a formação inicial e continuada, passando pelo ensino técnico de nível médio, pela graduação e indo até a pós-graduação lato e stricto sensu. Com atuação em 14 municípios do Rio de Janeiro, hoje conta com mais de 16 mil estudantes e mais de 150 cursos.