O consórcio Nova Estrada Real, liderado pela brasileira Construcap em parceria com as espanholas Copasa e OHLA Concesiones, venceu o leilão de concessão da BR-040/495/RJ/MG, que liga o Rio de Janeiro a Juiz de Fora, em Minas Gerais.
O grupo ofereceu 14% de desconto sobre a tarifa básica de pedágio, superando os concorrentes EPR e Sacyr, que propuseram reduções de apenas 1% e 3,08%, respectivamente.
Com a proposta vencedora, o valor do pedágio foi fixado em R$ 0,35513 por quilômetro rodado, conforme estabelecido no edital. O novo modelo de cobrança será proporcional à distância percorrida e contará com três praças de pedágio ao longo dos 218 quilômetros da rodovia.
A concessão tem duração de 30 anos e prevê um investimento de R$ 5 bilhões em obras de infraestrutura, além de R$ 3 bilhões em custos operacionais. Entre os principais objetivos estão a melhoria da mobilidade e o incentivo ao turismo em regiões como Petrópolis e Itaipava.
Segundo o Ministério dos Transportes, a tarifa básica só poderá ser reajustada com a entrega de obras importantes, como a Nova Subida da Serra de Petrópolis, na Região Serrana do Rio. O valor também será atualizado anualmente com base no IPCA e poderá sofrer reajustes reais de até 12,5%, vinculados à execução de melhorias.
Pedágio por quilômetro e sistema free-flow
João Pedro Cortez, assessor financeiro do consórcio, explicou que os motoristas pagarão o pedágio conforme a quilometragem percorrida. O valor estimado, considerando os três pontos de cobrança, deve ficar em torno de R$ 55 por viagem (em um sentido), já com o desconto, de acordo com projeções do edital baseadas em valores de janeiro de 2023.
O edital também determina a adoção do sistema free-flow na praça de Xerém, na Baixada Fluminense, um modelo que dispensa cancelas e promete maior fluidez no tráfego. Além disso, o pedágio atualmente localizado em Simão Pereira, já em Minas Gerais, será transferido para o município fluminense de Comendador Levy Gasparian.
A Construcap, empresa fundada em 1944, com sede em São Paulo, atua em obras de grande porte no Brasil inteiro. Já as espanholas OHLA, com longa experiência no setor de concessões rodoviárias, e Copasa, especializada em infraestrutura e saneamento, reforçam o peso internacional do consórcio vencedor.
A BR-040 é uma das mais importantes rotas logísticas do país, fundamental para o escoamento de mercadorias e o desenvolvimento regional. A nova concessão pretende modernizar esse eixo estratégico e torná-lo mais seguro e eficiente para motoristas e empresas.
Fonte: O Globo