A cidade do Rio vai flexibilizar medidas de isolamento social a partir desta terça-feira (2). O anúncio foi feito pelo prefeito Marcelo Crivella (Republicanos). Segundo ele, será uma reabertura "lenta, gradual e com segurança" das medidas contra o coronavírus.
A reabertura será dividida em seis fases, com previsão de duração de 15 dias cada, caso a curva de contaminações e mortes por Covid-19 se mantenha estável. A primeira delas começa nesta terça-feira (2).
O prefeito informou ainda que a conclusão de todas as fases será em agosto. Ele ressaltou que isso vai acontecer se não houver um aumento de casos que a capacidade de leitos da cidade não possa absorver.
Segundo Crivella, o monitoramento sera diário.
Fase 1:
atividades esportivas em centros de treinamento
atividades esportivas nos calçadões
atividade aquática individual no mar ( como natação ou surfe)
celebrações em igrejas (com protocolo de desinfecção)
lojas de móveis e decorações
concessionárias de automóveis
Na primeira fase, não serão permitidas atividades na faixa de areia, como a proibição do aluguel de barracas de praia. Saunas e piscinas continuam vedadas.
Fase 2
shoppings entre 12h e 20h, com restrições de movimentação
competições esportivas com portões fechados
Fase 3
todos os comércios, com restrição de circulação
bares e restaurantes abertos, com 50% da capacidade
academias abertas com agendamento e distanciamento
luta e dança, sem contato físico
atividades de crossfit
creches, desde que pais estejam trabalhando
escolas: quinto e nono ano, sem aglomeração
salões de beleza, tatuagem e estética, com restrições
praias e parques abertos, sem aluguel de cadeira e barraca
áreas de lazer
atividades culturais em espaço aberto, sem aglomeração
competições esportivas com um terço do público
Fase 4
Pré-escolas e turmas de primeiro e segundo ano
pontos turísticos com um terço da capacidade
atividade em espaço cultural fechado, com restrição de capacidade
Fase 5
diminuição de restrições de capacidade em quase todos setores (bares, restaurantes, estádios, cinemas, etc)
praias e parques abertos, sem aglomeração
Reabertura do terceiro e quarto ano nas escolas
Fase 6
escolas e universidades integralmente, sem aglomeração
“As aulas poderão começar, se o plano todo der certo, em julho. Se todos os parâmetros forem seguidos, em agosto voltamos à vida normal, ao novo normal. Usando máscaras, evitando aglomerações”, afirmou o prefeito.
De acordo com Crivella, as ações estão sendo alinhadas com o governador Wilson Witzel e foi tomada por unanimidade no conselho científico.
“O afastamento social, quando se prolonga, apresenta um número maior de mortes por outras doenças. A gente estava muito preocupado com a Covid. O afastamento social precisa ter um equilíbrio. É preciso que esse afastamento não traga efeitos danosos para mortes com outras comorbidades.”
Fonte: G1