Fechado desde a pandemia, o teatro do Planetário do Rio reabre depois de reforma, modernização e requalificação dos seus equipamentos culturais.
Antes denominado Maria Clara Machado, mudou de nome para Teatro Municipal Domingos Oliveira, a pedido da família de Maria Clara que achou por bem a troca do nome por considerar que isto confundia o público em relação ao teatro/escola O Tablado, fundado pela mesma.
Domingos Oliveira foi diretor daquele palco por muitos anos. Inaugurado em 1970, o teatro originalmente possuía um palco à italiana e capacidade para 117 espectadores. Após uma renovação em 1990, quando passou a integrar a rede municipal de teatros, foi convertido em um palco do tipo arena. O teatro passou por novas reformas e agora emerge repleto de inovações e melhorias.
“Eu gosto sempre de lembrar, como nos ensinou o grande Amir Haddad, que os nossos equipamentos públicos de cultura são verdadeiras ‘UPA das almas’, onde nossa população vai em busca de nutrir seu bem-estar psíquico. Esses espaços, como o novíssimo Teatro Domingos Oliveira, permitem que a Cidade, como organismo vivo, respire cultura através de suas veias e artérias, funcionando como um coração coletivo que bombeia cultura pelo Rio”, ressalta o Secretário Municipal de Cultura, Marcelo Calero.
O espaço reabre com a versão brasileira de “Tom na Fazenda”, baseada na obra “Tom à la Ferme”, do autor canadense Michel Marc Bouchard, retorna ao Rio depois de sucesso de temporada internacional e inúmeros prêmios nacionais e internacionais, entre eles APCA, Associação de Críticos de Teatro de Quebec, Shell, Cesgranrio, APTR e Questão de Crítica.
O espetáculo terá seis sessões no Domingos Oliveira (sexta a domingo) e, em seguida, uma temporada no Teatro Municipal de Ipanema (03/10 - 01/11 terças e quartas). A classificação é 18 anos.
Teatro Domingos Oliveira. Planetário do Rio de Janeiro: Av. Padre Leonel Franca 240, Gávea.
Reabertura: 22/09, às 19h. Para convidados
Temporada: 23/09 à 01/10 - sexta e sábado às 20h e domingo às 19h. R$ 30. 18 anos.
Fonte: Prefeitura do Rio