O mineiro Alberto Santos Dumont entrou para a história como inventor e aeronauta, tornando-se Patrono da Aeronáutica Brasileira faria 148 anos no dia 20 de julho. Para marcar a data, a Prefeitura do Rio recuperou a escultura em sua homenagem na Praça Salgado Filho, em frente ao aeroporto que leva o nome. O monumento em bronze com pedestal de grantio é assinado pelo escultor Amadeu Zani.
O entorno do monumento também foi cuidado. A Secretaria de Conservação realizou o restauro da grade que o cerca e refez o calçamento em pedras portuguesas.
E após cinco anos, as bandeiras que ficam hasteadas diante do aeroporto foram recolocadas, numa parceria com a @rioluzoficial.
Dentre os principais feitos de Santos Dumont, estão o avião 14-bis, com o qual estabeleceu o recorde de distância em 1906 e ganhou o primeiro prêmio de aviação do mundo, e o Demoiselle, precursor do ultraleve.
O aviador ganhou fama mundial em 1901, ao receber o prêmio Deutsch por contornar a Torre Eiffel, em Paris, com o Dirigível N° 6.
Fonte: Prefeitura do Rio