O governador Cláudio Castro esteve em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, neste sábado (10/12), para inaugurar a maternidade do Hospital Municipalizado Adão Pereira Nunes (HMAPN), que passou por reforma. Ao lado do prefeito da cidade, Wilson Miguel Reis, do ex-prefeito Washington Reis e de outras autoridades, ele visitou os novos leitos e enfermarias.
- Na nossa gestão, saúde é prioridade. De janeiro de 2021 a agosto deste ano, aplicamos mais de R$ 5,5 bilhões para investimento e custeio em saúde nos 92 municípios fluminenses.
Por meio da Secretaria de Saúde, estamos investindo na construção, reforma e ampliação de mais de 40 unidades da rede SUS. E, só para a unidade Adão Pereira Nunes, repassamos R$ 30 milhões em convênio para custeio. Continuaremos trabalhando por melhores equipamentos, para levar cada vez mais dignidade à população do estado - declarou o governador Cláudio Castro.
A maternidade Dr. Lázaro José Resende, nomeada em homenagem ao médico obstetra que foi um de seus fundadores, contará com 11 enfermarias, totalizando 41 leitos. Com a reforma geral, a unidade tem, agora, enfermaria canguru (destinada a bebês prematuros), sala de alta, sala exclusiva para exames obstétricos e outra para exames neonatais.
- Estamos fazendo uma verdadeira revolução nos nossos equipamentos, graças a uma parceria com o governo estadual. Ainda vamos avançar mais - ressaltou o prefeito de Duque de Caxias, Wilson Reis.
A nova maternidade vai abrigar as mães acompanhadas na gravidez, as internadas e seus bebês. O centro obstétrico, inaugurado em outubro de 2022, após passar por uma revitalização total, está funcionando com duas salas cirúrgicas, uma sala de parto, três salas PPP (pré-parto, parto e puerpério) e uma de pré-parto.
Fonte e foto: Governo Estado RJ