Alunos de instituições públicas e privadas de Niterói começaram a receber, nesta segunda-feira (18), o pagamento do Aluguel Universitário da Prefeitura, o maior programa municipal do país de auxílio-moradia estudantil.
Criado para reduzir a evasão no ensino superior e estimular a ocupação residencial do Centro, o programa oferece R$ 700 mensais para estudantes com renda familiar de até três salários mínimos que morem na região central ou em trechos de São Domingos e São Lourenço.
O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves (PDT), frisou que o programa Aluguel Universitário reafirma a tradição progressista da cidade e a prioridade do município em investir na educação e na juventude. Ele lembrou sua trajetória no movimento estudantil e ressaltou que a Prefeitura tem mantido uma parceria sólida com a Universidade Federal Fluminense (UFF), com investimentos de quase R$ 100 milhões nos últimos anos, incluindo obras estruturantes e programas de pesquisa.
"O Aluguel Universitário é mais uma demonstração do nosso compromisso com essa causa: garante a permanência dos estudantes, fortalece as universidades e contribui para a revitalização do Centro de Niterói. Estamos investindo no presente para transformar o futuro da cidade, com uma juventude mais fortalecida e preparada para os desafios que virão”, afirmou o prefeito.
Ao todo, sete mil estudantes da graduação e pós-graduação serão beneficiados até 2028. O programa tem duração inicial de um ano, com possibilidade de renovação até a conclusão do curso, desde que não ultrapasse dois anos além do prazo regular. As regras incluem visitas domiciliares para verificar a moradia declarada e não estabelecem limite de beneficiários por imóvel.
Fonte: Revista Fórum