Após seis meses de demolição e avaliação estrutural, o icônico prédio da antiga Mesbla, na Rua do Passeio, chegou ao fim da etapa de desmontagem interna e entra agora na fase de reconstrução e retrofit.
O edifício, que abrigou por 60 anos a tradicional loja de departamentos — fechada em 1999 e abandonada por mais de duas décadas —, passa a se chamar Ora e será transformado em um residencial com 190 unidades, todas já totalmente vendidas. A entrega está prevista para maio de 2027.
Segundo Andre Kiffer, CEO da construtora Inti, responsável pela obra, a etapa de demolição foi essencial para garantir a segurança da reestruturação:
“A partir de novembro começamos a construir. Tivemos que demolir tudo para avaliar a integridade da estrutura e preparar o retrofit. Deixamos tudo no osso para refazer com segurança.”
O projeto faz parte das licenças concedidas pela Prefeitura do Rio dentro do programa Reviver Centro, que estimula a revitalização da área central da cidade.
Todas as unidades foram comercializadas em apenas um dia, o que, segundo Kiffer, demonstra o aquecimento do mercado e o interesse crescente por imóveis residenciais na região. Diferentemente de outros lançamentos adquiridos por fundos de investimento, os apartamentos — que variam de estúdios a “double suites” — foram comprados por pessoas físicas, o chamado “público final”.
Fonte: Tempo Real