A Divisão de Elite da Guarda Municipal do Rio de Janeiro, conhecida como Força Municipal, anunciou a expansão da atuação para três novos perímetros no bairro de Botafogo, com início previsto para o dia 10 de maio.
Os novos pontos de atuação são: Rua Lauro Muller x Rua General Severiano x Avenida Venceslau Brás; entorno do MetrôRio Botafogo x Rua São Clemente x Voluntários da Pátria; e Praia de Botafogo x Rua Marquês de Abrantes, no acesso ao bairro do Flamengo.
A nova área seguirá o mesmo modelo operacional adotado nas demais regiões, com base na análise de dados, indicadores e manchas criminais, priorizando horários com maior incidência de roubos e furtos e o posicionamento estratégico do efetivo.
O anúncio foi feito durante reunião do Compstat Rio, com a presença do prefeito do Rio, Eduardo Cavaliere, do secretário de Segurança Urbana, Brenno Carnevale, e da diretora-geral da Força Municipal, Aimée de La Torre.
No domingo, dia 26, os agentes iniciaram atuação também na região da Tijuca, no trecho entre São Francisco Xavier e Afonso Pena. Atualmente, a Divisão de Elite realiza policiamento preventivo e ostensivo em cinco áreas da cidade.
Já recebem as ações da Força Municipal os seguintes pontos: entorno da Rodoviária do Rio x Terminal Gentileza x Estação Leopoldina; Jardim de Alah; Avenida Presidente Vargas x Campo de Santana x Central do Brasil x Cinelândia; além do Calçadão x Estação de trem de Campo Grande.
Desde o início da operação, em 15 de março, foram registradas mais de 1.760 abordagens e 340 conduções à delegacia. No período, os agentes apreenderam e recuperaram 60 celulares oriundos de furtos e roubos, dez cordões, 31 motocicletas, sete bicicletas, quatro réplicas de arma de fogo e sete facas.
Fonte: Prefeitura do Rio