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  • Governo do Estado tira do ar campanha publicitária com máscara de cabeça para baixo

    Da Redação em 12 de Abril de 2021    Informar erro
    Governo do Estado tira do ar campanha publicitária com máscara de cabeça para baixo

    Uma campanha publicitária do governo do Rio de Janeiro, que custou R$ 13 milhões, mostra uma pessoa usando a máscara facial de forma errada.
     
    Desenvolvida justamente para incentivar o uso de máscara, uma das fotos da campanha mostra o item de proteção individual colocado ao contrário, de cabeça pra baixo.
     
    A campanha publicitária ganhou as ruas do estado e as redes sociais. Olhando rápido, nem dá para perceber. Mas chegando mais perto da imagem é possível ver o erro: a máscara está de cabeça pra baixo.
     
    O clip nasal, que deveria estar no nariz, foi parar no queixo.
     
    O infectologista Alberto Chebabo, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, explica o risco que o uso incorreto da máscara representa.
     
    “O risco maior é ela não estar adaptada ao rosto e o ar entrar pelas laterais ou por cima sem passar pela máscara, sem filtrar. Você perde a eficiência da máscara porque o ar acaba passando pelas frestas laterais porque ela não tá ajustada ao rosto”, diz o infectologista.
     
    “Se você tiver contato com alguém com Covid próximo aumenta o risco de você se infectar porque o ar deveria entrar pela máscara, passar pelo filtro da máscara, e ele entra sem nenhuma filtragem por esses orifícios ou por essas partes que não estão bem adaptadas e permitem a passagem do ar”, completa.
     
    “Não é um bom exemplo, né? É uma campanha que acaba trazendo um resultado ruim, né?”.
     
    Além da desinformação, o erro teve um preço para o bolso do contribuinte. A campanha publicitária da qual a imagem faz parte custou R$ 13 milhões aos cofres públicos do Rio de Janeiro.
     
    O que diz a Secretaria Estadual de Saúde
     
    Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde pediu desculpas pela imagem que mostra um homem usando a máscara de cabeça pra baixo e classificou o episódio de um "equívoco". Confira abaixo a íntegra da nota:
     
    "A Comunicação da Secretaria de Estado de Saúde (SES) e a Publicidade do Governo do Estado do Rio pedem desculpas por não terem percebido esse equívoco no uso da máscara dentro do nosso maior intuito nesta campanha: incentivar as pessoas que já podem se vacinar a buscar a imunização contra a Covid-19 e a manter as medidas de proteção. As peças publicitárias da primeira fase da campanha já foram recolhidas ontem (09.04) e uma segunda fase irá para as ruas nesta terça-feira (13.04)".
     
    Fonte: G1


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