As ilhas de Paquetá e Brocoió abrigarão a futura Universidade do Mar com um Centro de Pesquisas Marinha e Oceanográfica.
A iniciativa é de um consórcio de universidades e terá como objetivo a recuperação ambiental integrada da Baía de Guanabara e de seus ecossistemas, além da salvaguarda de espécies marinhas que estão ameaçadas de extinção (como o boto-cinza, símbolo do Rio de Janeiro).
O projeto foi elaborado através de uma parceria entre o Movimento Baía Viva, a Morena (Associação de Moradores da Ilha de Paquetá) e a Faculdade de Oceanografia da UERJ, e tem por objetivo implantar uma universidade livre voltada ao desenvolvimento das áreas de Ensino, Pesquisa e projetos de Extensão.
A Universidade do Mar conta com o apoio institucional de 20 departamentos e laboratórios de várias universidades públicas e privadas e instituições científicas (UERJ, UFRJ, UNIRIO, UFF, UFRRJ, FIOCRUZ), entidades da sociedade civil e do setor pesqueiro.
A proposta já foi apresentada à equipe do Ministério Público Estadual (GAEMA), Capitania dos Portos (Marinha), ALERJ e à Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI).