A Livraria Saraiva informou à Justiça na última segunda-feira que terá de fechar definitivamente mais 11 lojas em razão da pandemia do coronavírus. No Rio, inclui a loja a Rua do Ouvidor e do NYCC, na Barra. No país, fecham as lojas do shopping Mooca (SP), Metrô Santa Cruz (SP), ABC (SP), Center Norte (SP), Recife (PE, Moinhos (RS), ParkShopping São Caetano (SP), Vila Olímpia (SP) e Diamond Mall (BH).
A Saraiva, que chegou a ter 112 lojas em 2017, ficará com apenas 58. Mas o número pode cair ainda mais, segundo o documento enviado pela empresa ao Judiciário.
A pandemia agravou uma situação que já era muito difícil. Em 2018, sem conseguir pagar dívidas de R$ 675 milhões, a empresa entrou em recuperação judicial para tentar evitar a falência. Recuperação judicial é um mecanismo pelo qual a Justiça suspende ações de execução por 180 dias, prazo no qual a empresa deve apresentar um plano de pagamento das dívidas aos credores, que precisa ser aprovado em assembleia.
Em abril, já na quarentena, o prejuízo consolidado foi de R$18 milhões, segundo relatório do administrador judicial Ronaldo Vasconcelos (RV3 Consultores Ltda).
Fonte: UOL