De 6 de janeiro a 4 de fevereiro de 2025, estará aberta a convocatória para a terceira edição da residência Professor-pesquisador, um programa destinado a professores de qualquer disciplina, com interesse em arte, cultura e educação, que atuem em escolas das redes pública e particular de ensino do Rio de Janeiro.
Serão selecionados oito professoras/es para uma residência formativa com duração de 6 meses (15 de março a 19 setembro de 2025), que incluirá encontros presenciais e remotos, tanto coletivos quanto individuais.
Durante a residência, os participantes desenvolverão projetos e metodologias focados nas intersecções entre arte, educação e cultura digital. Cada participante receberá uma bolsa mensal no valor de R$ 2.000,00 (dois mil reais), perfazendo o total de R$ 12.000,00 (doze mil reais). 1 vaga é preferencial para residentes do bairro de Santa Cruz.
Ao final, espera-se que cada professor-pesquisador desenvolva um projeto viável para implementação em seus contextos de atuação, com base em diálogos com um coletivo de mentores. Esses projetos deverão estar alinhados às demandas e realidades das escolas públicas e particulares do Estado do Rio de Janeiro.
"A residência Professor-pesquisador é a forma que o MAM Rio encontra de colaborar mais intimamente com a formação e a atuação de professores do Estado do Rio de Janeiro, mostrando que o museu e a escola podem colaborar de forma potencializadora. Valorizar a Educação, principalmente a escola pública, é parte do compromisso social do museu", comenta Renata Sampaio, gerente de Educação e Participação do MAM Rio.
Os projetos criados durante a residência serão sistematizados em uma publicação online, a ser distribuída gratuitamente entre as escolas participantes, bibliotecas, instituições culturais e outros agentes de arte e educação. O objetivo é contribuir para a memória da experiência e disseminar práticas inovadoras em diferentes contextos.
A residência Professor-pesquisador é uma iniciativa do MAM Rio que busca ampliar o acesso à instituição e seus conteúdos, promovendo a produção e reflexão em arte, educação e cultura.
Por meio desse programa, pretende-se fortalecer a conexão do museu com a cidade do Rio de Janeiro, democratizar o diálogo com seus diversos públicos e conceber projetos que contribuam, principalmente, para a rede pública de ensino, a partir das interfaces entre arte, cultura e educação.
O Programa de Residências do MAM Rio inclui ações voltadas a professores, jovens estudantes, curadores, pesquisadores, pessoas com deficiência e artistas. Cada residência é pensada para atender a diferentes públicos, promovendo processos de formação, cocriação e desenvolvimento de propostas que dialoguem com a missão do museu.
A Residência Professor Pesquisador faz parte do projeto Museu-Escola, patrocinado pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, Alta Diagnósticos, Concremat, Deloitte, Guelt Investimentos, Multiterminais, Piemonte, Rede D’or e Transegur por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura - Lei do ISS.
Residências MAM Rio 2025 | Professor-pesquisador
Inscrições: 6 de janeiro a 4 de fevereiro de 2025
Residência: 15 de março a 19 setembro de 2025
Link do edital: https://mam.rio/wp-content/uploads/2024/12/Convocato%CC%81riareside%CC%82ncia_-Professor-pesquisador_2025.pdf
Informações através do email: residencia@mam.rio