A comunidade da Mangueira vai ganhar dois novos empreendimentos do programa Minha Casa, Minha Vida.
Os conjuntos Mangueira IBGE, com 176 unidades, e Residencial Mangueira, com 96 apartamentos, somam 272 moradias que beneficiarão mais de mil pessoas de baixa renda — famílias da Faixa 1, com renda bruta de até R$ 2.850.
As unidades terão cerca de 44 m², com sala, dois quartos, cozinha, banheiro, varanda e área de serviço. Haverá apartamentos adaptados para pessoas com deficiência (PcD) e uma estrutura comunitária completa: quadra poliesportiva, mini quadra de basquete, academia ao ar livre, salão de convivência, espaço digital, biblioteca, playground, área pet, churrasqueira e bicicletário com 280 vagas.
O investimento total é de aproximadamente R$ 46 milhões, com geração de cerca de 100 empregos diretos, priorizando a contratação de trabalhadores da própria comunidade. As obras serão realizadas na Rua Visconde de Niterói, em um terreno anteriormente ocupado pelo IBGE.
Além dos novos empreendimentos, que serão executados em parceria com a Prefeitura do Rio, a Mangueira também receberá o Boulevard Mangueira, com a revitalização do Polo Gastronômico Mestre Delegado. O espaço contará com 66 quiosques reformados, banheiros públicos, pátio coberto para eventos e estacionamento para mototaxistas.