A Prefeitura de Maricá iniciou os testes com o primeiro protótipo de ônibus híbrido, que combina motor elétrico e hidrogênio.
Integrado à frota municipal de veículos com tarifa zero, o ônibus começou a operar realizando viagens entre os hospitais municipais Dr. Ernesto Che Guevara, em São José do Imbassaí, e Conde Modesto Leal, no Centro. Essa linha foi escolhida para as viagens experimentais.
O objetivo do município é produzir futuros ônibus híbridos em uma fábrica local. O investimento inicial no projeto é de R$ 11,5 milhões, e os veículos estão sendo desenvolvidos pelo Laboratório de Hidrogênio da Coppe/UFRJ.
Além do modelo com hidrogênio como combustível (elétrico e hidrogênio / etanol e hidrogênio), há também o desenvolvimento de um terceiro modelo (etanol e elétrico). Atualmente, Maricá conta com uma frota de 145 ônibus a diesel, que circulam nas 42 linhas da cidade.
Com a introdução dos ônibus híbridos, Maricá visa descarbonizar a frota da Empresa Pública de Transportes (EPT), responsável pelas linhas de tarifa zero, modernizando os veículos e tornando-os mais sustentáveis.
A Prefeitura também espera que, no futuro, o município receba royalties pela patente tecnológica dos ônibus híbridos, que poderão ser aplicados em outras cidades.
Esses ônibus não emitem poluentes e aproveitam melhor a energia gerada, em contraste com os veículos a combustão, que utilizam apenas 15% da energia do combustível.
Novos testes estão programados para ocorrer em breve. Após essa fase, Maricá escolherá o modelo de ônibus que será adotado para a descarbonização de sua frota municipal.
Fonte: Diário do Porto