MAIS COISAS >> Jornal Bafafá

  • Maricá assina acordo com empresa francesa para produção de ônibus a hidrogênio

    Da Redação em 03 de Abril de 2024    Informar erro
    Maricá assina acordo com empresa francesa para produção de ônibus a hidrogênio

    A Prefeitura de Maricá assinou memorando de entendimento com empresas privadas do Brasil e da França interessadas na produção de ônibus híbridos elétrico-hidrogênio desenvolvidos e financiados pelo município.
     
    O acordo, com a francesa HYFIT e a brasileira Ydrogênio, prevê uma fábrica de ônibus em Maricá contando com o trabalho em conjunto entre poder público, ciência brasileira e a iniciativa privada.
     
    O ônibus movido a hidrogênio utiliza sistemas automotivos de célula a combustível combinado com baterias, o que reduz o peso veicular e aumenta rendimento e eficiência no consumo. Há também um armazenamento de energia nas baterias, utilizadas quando o ônibus necessitar de maior potência.
     
    "O hidrogênio será um vetor fundamental da economia local e tem potencial para ser um exemplo a ser seguido no país”, disse Igor Sardinha, secretário de desenvolvimento econômico de Maricá.
     
    O município já desenvolve pesquisas de ônibus híbridos elétrico-hidrogênio para o uso no transporte público urbano, e espera substituir integralmente a frota municipal até 2038.
     
    O município de Maricá, hoje o que mais recebe royalties da exploração e produção de óleo e gás no Brasil, aposta no seu potencial para exploração de hidrogênio natural, conhecido também como hidrogênio branco, uma nova fonte de recursos.
     
    No ano passado, um grupo de cientistas brasileiros e franceses, liderados pelo professor Paulo Emílio de Miranda, presidente da Associação Brasileira de Hidrogênio (ABH2), comprovou a existência de uma reserva no município.
     
    “Parcerias internacionais são cruciais para o desenvolvimento da energia do hidrogênio. A assinatura desses Memorandos de Entendimento representa um passo importante para incentivar um mercado binacional e na adoção em larga escala de tecnologias para produção e uso do hidrogênio”, disse Paulo Emílio de Miranda.
     
    O ônibus que funciona à base de hidrogênio é um dos avanços da ciência em prol da preservação do meio ambiente, sendo uma forma “limpa” de energia. São silenciosos, confortáveis e utilizam o elemento mais abundante do planeta, tendo como grande vantagem a liberação de vapor de água como resíduo da produção de energia a partir dele e assim, diminuir o efeito estufa.
     
     
    Fonte: EPBR


    • MAIS COISAS QUE PODEM TE INTERESSAR

      Angra dos Reis celebra etapa final da despoluição da Praia do Anil
      Saiba Mais
      Estado prorroga tarifa social no metro por mais um ano
      Saiba Mais
      Volta Redonda ganha o primeiro planetário da Região Sul Fluminense
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Seja o primeiro a comentar este post

DIVULGAÇÃO