Escolas, estudantes, profissionais da educação e instituições parceiras participam do Desfile Cívico que marca os 212 anos de emancipação político-administrativa do município.
A iniciativa é organizada pela Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Educação de Maricá, reunindo diferentes áreas da administração municipal em uma programação voltada à valorização da educação pública e da participação estudantil.
A abertura oficial ocorre com o hasteamento das bandeiras e execução dos hinos, reunindo comunidade escolar, sociedade civil e autoridades municipais.
Com o tema “Maricá que inova: tecnologia, educação e economia das pessoas”, o desfile conta com representantes das 89 unidades escolares municipais, que somam mais de 30.900 alunos matriculados, além da presença de escolas estaduais, públicas, particulares e conveniadas.
A concentração será na Rua Abreu Rangel, em frente ao Colégio Estadual Elisiário Matta, no Centro, seguindo em cortejo até a Praça Orlando de Barros Pimentel.
Durante o trajeto, o público poderá acompanhar a apresentação de projetos pedagógicos desenvolvidos nas escolas municipais, com destaque para educação em tempo integral, educação ambiental, educação antirracista, inclusão, tecnologias educacionais, esporte e arte. As bandas marciais escolares também integram a programação.
A agenda inclui ainda iniciativas como o Passaporte Universitário, cursos preparatórios e representantes do movimento estudantil, ampliando a presença de diferentes etapas da formação educacional no município.
Fonte: Prefeitura de Maricá