Todos os bairros de Maricá já estão sendo atendidos pela rede de cabos de fibra ótica instalada pela Prefeitura. Desde o ano passado, a Coordenadoria de Tecnologia da Informação vem expandindo a ‘Infovia’, que chegou a aproximadamente 225 quilômetros, o que equivale a cerca de 90% da rede.
Além de wi-fi gratuito em praças, o serviço é disponibilizado nas arenas esportivas do Flamengo, Mumbuca e de São José de Imbassaí.
Um total de 211 terminais foram destinados a unidades públicas (escolas, prédios administrativos, postes e câmeras de segurança) que recebem a transmissão pelos cabos óticos.
Um dos efeitos é a informatização de 28 das 31 unidades de Saúde da Atenção Básica do município, que passaram a utilizar o sistema de software específico – o Registro Eletrônico de Saúde – que permite o acesso ao prontuário eletrônico, aos agendamentos e a consultas a exames realizados pelo paciente, otimizando o tratamento.
Outra consequência prevista é uma maior agilidade na transmissão dos dados do Censo Escolar do Ministério da Educação. Além disso, segundo a Coordenação de TI, as 91 câmeras de seguranças espalhadas pela cidade também já transmitem imagens de qualidade para a central de monitoramento do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), no Centro da cidade.
Os principais objetivos do programa Maricá Cidade Inteligente são a democratização do sinal e a interligação dos diversos setores municipais, como secretarias, postos de saúde e escolas públicas, com reais benefícios para o cidadão e modernização dos serviços públicos.
A fase atual do Maricá Cidade Inteligente é de credenciamento efetivo: o usuário cadastra sua senha, que é vinculada ao MAC do computador (número de identificação do equipamento), que vai possibilitar sua idenfiticação e localização no momento do acesso, evitando que poucos continuem “pegando” toda a banda. Isso significa democratização na distribuição do sinal gratuito da rede wireless municipal.
Numa fase inicial estão sendo beneficiadas 64 mil pessoas dos bairros do Centro, Itaipuaçu e Inoã. Elas terão acesso gratuito à internet através da rede sem fio conhecida como WI-FI.
Trinta antenas foram instaladas no município em locais estrategicamente pensados para permitir o melhor uso possível da nuvem de sinal.
Quem estiver até 400 metros de distância das antenas terá conexão 100%. Acima desse alcance, precisará adquirir um kit de instalação (antena + aparelho de recepção para rede sem fios) a fim de otimizar o acesso.
Usuários de Notebooks, Netbooks e Smart Phone, entre outros equipamentos prontos para acesso à rede sem fio, não terão necessidade de obter o kit.
Fonte: Prefeitura de Maricá