A Empresa Pública de Transporte de Maricá informou que a partir do dia 05 de março de 2021 passa a atender todas as linhas anteriormente exploradas por empresas privadas.
Os ônibus vermelhinho terão aumento de frota, diminuição do intervalo dos horários das linhas e rotas em locais que nunca tiveram transporte público.
"Todo e qualquer cidadão em Maricá terá seu direito a transporte público de tarifa zero de qualidade e eficiência ", explicou o Presidente da EPT, Celso Haddad.
Maricá é o primeiro município brasileiro com mais de 100 mil habitantes a oferecer ônibus gratuito para a população. Desde 2014, quando entrou em operação, a frota de quase 100 vermelhinhos da EPT transportou mais de 15 milhões de passageiros.
Por dia, o sistema transporta 17 mil passageiros, mas teve uma redução nesse número devido à pandemia da Covid-19, quando a frota circulante passou a ser 60% menor como forma de contribuir para o isolamento social.
A metodologia é bem interessante. É feita uma licitação e ganha a empresa que oferecer o menor valor por quilômetro rodado, além de atender outros critérios estabelecidos.
A Empresa Pública de Transportes - EPT - gere, fiscaliza, executa e paga os ônibus que forem locados, mas não é uma exclusividade.
Para ter direito a tarifa zero, o usuário só precisa instalar um aplicativo no celular e realizar um cadastro. Depois é gerado um código de barra que deve ser validado na entrada do ônibus.