As escolas da rede municipal de Maricá terão uma novidade na merenda: camarões cultivados localmente.
A Prefeitura concluiu a fase de testes do projeto de criação dos crustáceos no Centro de Inovação e Aquicultura de Maricá (Ciamar), com uma produção inicial de aproximadamente 1,5 tonelada.
Os camarões foram limpos, pesados e embalados por uma equipe de 15 servidores para serem distribuídos às unidades de ensino.
Tecnologia Sustentável e Produção Eficiente
O cultivo foi realizado em sistema fechado e afastado do mar, utilizando uma tecnologia inovadora desenvolvida pela Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF), dentro do Convênio de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI). Esse método permitiu a produção de camarões graúdos em 100 dias, sem impacto ambiental e com reaproveitamento da água.
Cada camarão atinge cerca de 12 gramas e 14 centímetros de comprimento. O sistema intensivo, aliado ao tratamento biológico da água por micro-organismos, possibilita uma densidade de 800 camarões por metro cúbico, muito superior à criação tradicional.
Distribuição para Escolas de Comunidades de Baixa Renda
A distribuição dos camarões será prioritária para escolas situadas em comunidades de baixa renda, como as dos conjuntos habitacionais Carlos Alberto Soares de Freitas (Minha Casa, Minha Vida de Inoã) e Carlos Marighella (Minha Casa, Minha Vida de Itaipuaçu). Segundo o prefeito Washington Quaquá, essa iniciativa demonstra o compromisso de Maricá com projetos inovadores voltados para a melhoria da qualidade de vida da população.
Ciamar e o Complexo Industrial Pesqueiro
O Ciamar faz parte de um complexo industrial pesqueiro, que além da produção de camarões e ração, inclui o cultivo de tilápias. Testes demonstraram que os peixes alimentados com a ração desenvolvida no local ganharam 90 gramas a mais em comparação aos que consumiram ração comercial.
As instalações do Ciamar estão localizadas na Fazenda Pública Joaquín Piñero, no bairro do Espraiado. O complexo conta com:
- 10 tanques de cultivo com 450 mil litros de água
- 4 berçários para crescimento dos animais
- Fábrica de ração, que produz 350 kg de ração por hora (cerca de 2,45 toneladas por dia)
Com essa iniciativa, Maricá reafirma sua aposta na inovação e sustentabilidade, garantindo alimentação saudável e de alta qualidade para os estudantes da rede municipal.
Fonte: Prefeitura de Maricá