A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro aprovou um projeto de lei que torna permanente o funcionamento dos vagões exclusivos para mulheres no metrô e nos trens do estado.
A proposta foi votada nesta quarta-feira (11) e segue agora para sanção do governador Cláudio Castro.
O texto é de autoria do presidente em exercício da Alerj, Guilherme Delaroli. Atualmente, os vagões exclusivos funcionam apenas em dias úteis, nos horários de maior movimento: das 6h às 9h e das 17h às 20h.
Com a mudança, a reserva de vagões para mulheres passará a valer durante todo o dia, inclusive fora dos horários de pico.
Segundo a justificativa do projeto, mulheres continuam sendo alvo de assédio e importunação sexual no transporte público. O texto argumenta que esses casos também ocorrem em períodos de menor fluxo de passageiros, quando hoje não há obrigatoriedade de disponibilização dos vagões exclusivos.
Se sancionada, a medida valerá tanto para o metrô quanto para os trens metropolitanos que operam no estado.