O MetrôRio manterá seu esquema especial de Carnaval, operando ininterruptamente por 139 horas, das 5h de sexta-feira até meia-noite da Quarta-feira de Cinzas.
Além disso, no sábado do Desfile das Campeãs, o serviço funcionará por mais 42 horas seguidas, até as 23h de domingo.
Funcionamento das linhas
- Sexta-feira (28): A linha 2 circulará entre Pavuna e Botafogo, enquanto as linhas 1 e 4 seguirão o trajeto Uruguai – Jardim Oceânico/Barra da Tijuca. A conexão entre as linhas 1 e 2 ocorrerá entre as estações Central do Brasil e Botafogo.
- De sábado (1º) até Quarta-feira de Cinzas (5): A linha 2 estenderá seu percurso até General Osório/Ipanema, facilitando o deslocamento dos foliões.
Alterações nas estações
Durante o Carnaval, algumas estações terão mudanças operacionais. Para embarque, é importante estar atento aos acessos fechados e rotas alternativas.
- Carioca/Centro: O único acesso de embarque será pelo Largo da Carioca, onde haverá bilheteria externa. O desembarque ocorrerá pelo acesso C (Convento) para quem vai à Zona Sul e pelo acesso A (Rio Branco) para a Zona Norte.
- Cinelândia/Centro: Funcionará das 6h às 20h, com embarque exclusivo pelo acesso E (Presidente Wilson) para passageiros com cartão pré-adquirido. O desembarque será pelo acesso D (Odeon), enquanto os demais acessos permanecerão fechados.
- Uruguaiana/Centro: Apenas o acesso D (Presidente Vargas) estará disponível para embarque e desembarque.
- Saara/Presidente Vargas e Catete: Não operarão entre os dias 1º e 4 de março.
- General Osório/Ipanema: Melhor opção na Zona Sul, contará com bilheteria externa no acesso A (Praça General Osório).
- Glória: Indicada para foliões que frequentam blocos no Aterro do Flamengo.
Infraestrutura e recomendações
Estruturas externas foram instaladas em pontos estratégicos, como as estações Carioca/Centro e General Osório/Ipanema, para organizar o fluxo de passageiros e facilitar a compra de bilhetes. Além disso, haverá reforço nas composições, segurança e atendimento ao público.
O Posto de Gratuidade da estação Central do Brasil não funcionará entre os dias 3 e 5 de março, retomando as atividades na quinta-feira (6).
Para maior comodidade, a concessionária recomenda o uso do pagamento por aproximação, disponível para cartões de crédito e débito Visa, Elo e Mastercard, além de dispositivos NFC como celulares, relógios e pulseiras. Outra dica é antecipar a compra ou recarga dos cartões Giro, unitário do MetrôRio ou Riocard Mais, incluindo o bilhete de retorno, o que agiliza o acesso ao sistema. Créditos podem ser adquiridos pelo site, aplicativo do MetrôRio ou RecargaPay.
Fonte: O Globo