Diante da situação de insegurança na maioria das cidades do interior do estado do Rio de Janeiro, Miguel Pereira, na região serrana, alcançou um feito impressionante ao zerar crimes contra o patrimônio, como roubos de carga, de veículos e a estabelecimentos comerciais, além de casos de latrocínio.
Os dados do Instituto de Segurança Pública (ISP) revelam que não há registros de roubos de carga desde 2017, de veículos há mais de três anos e ao comércio desde maio de 2023. Também não foram registrados latrocínios, roubos seguidos de mortes, desde julho de 2021.
A produtividade policial na região também apresentou resultados positivos em comparação com o ano anterior. O número de autos de prisão em flagrante aumentou 6,6%, o maior valor desde 2006, e a apreensão de drogas cresceu 32,8%, o melhor resultado dos últimos 20 anos.
O prefeito de Miguel Pereira, André Português, destaca que a cidade conta com a maior quantidade de agentes em relação ao número de habitantes, com mais de 200 homens do Segurança Presente e da Guarda Municipal em ação diária. Eles patrulham a cidade 24 horas por dia, utilizando carros, motos e fazendo rondas a pé.
André Português enfatiza que investimentos em segurança pública e a redução significativa da criminalidade têm impacto direto na economia e no desenvolvimento local, especialmente porque o turismo é uma fonte importante de arrecadação, sendo Miguel Pereira já uma referência nesse setor no estado.
Fonte: O Dia