Moradores, gestores culturais e entidades da sociedade civil lançaram um abaixo-assinado para tentar salvar a Casa onde morou o escritor Afonso Arinos, localizada na Rua Dona Mariana. O imóvel, em precária condição de conservação, vai a leilão no dia 17 de outubro por quase R$10 milhões.
Desocupado há anos, o casarão segue em mau estado de conservação. No início deste ano, um muro datado de 1850 veio ao chão em meio a uma obra que avança no imóvel ao lado, onde funcionou a clínica do cirurgião plástico Ivo Pitanguy.
A mansão se tornou bem municipal na década de 90 e recebeu tombamento provisório, numa tentativa de preservação. O casarão serviu de cenário para a história do país com a reunião de intelectuais para a elaboração do anteprojeto da Constituição de 1988, coordenado por Arinos, e abrigava uma vasta biblioteca com volumes históricos, hoje encaixotados.
Pela legislação em vigor, um prédio de até seis pavimentos pode ser construído no terreno, desde que o futuro projeto mantenha a identidade do imóvel tombado. A informação é da presidente do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH), Laura Diblasi.
Moradores e entidades da sociedade civil se mobilizam para preservar o imóvel e para que a Prefeitura cancele o leilão e transforme o local num centro cultural.
Confira o abaixo-assinado
aqui