Neste domingo, 21/04, Maya foi o primeiro bebê a nascer na Maternidade da Rocinha. Ela nasceu com 2,9 kg e 50 cm.
A nova maternidade, sob responsabilidade da Prefeitura, está instalada no mesmo prédio onde funciona a Clínica da Família Rinaldo de Lamare, onde a mãe fez o pré-natal.
A maternidade foi construída para atender a demanda das gestantes do bairro, que não vão mais precisar enfrentar grandes deslocamentos para receber atendimento neste momento tão importante e decisivo que é o parto.
A unidade é dedicada a partos de baixa complexidade, com expectativa de 40 partos por mês. Havendo necessidade, casos mais complexos serão transferidos para a maternidade do Hospital Municipal Miguel Couto, a apenas quatro quilômetros de distância.
A maternidade é equipada com um centro cirúrgico, uma sala de recuperação pós-anestésica, uma sala de pré-parto, parto e puerpério (PPP), sala de observação clínica e quatro leitos obstétricos. As instalações estão distribuídas pelo primeiro e pelo oitavo andares do prédio. Dois elevadores farão o transporte das pacientes pelo edifício.
A Maternidade da Rocinha também conta com uma sala de visitação do Programa Cegonha Carioca, onde as gestantes poderão receber informações sobre a hora do parto e conhecer a unidade onde darão à luz. Essa visita é um dos serviços disponibilizados pelo programa, que também realiza ações de orientação e distribui o enxoval cegonha.
Fonte: Prefeitura do Rio/O Dia