MAIS COISAS >> Jornal Bafafá

  • Niterói inaugura Parque Orla Piratininga Alfredo Sirkis com espaço ambiental

    Da Redação em 23 de Setembro de 2024    Informar erro
    Niterói inaugura Parque Orla Piratininga Alfredo Sirkis com espaço ambiental

    A Prefeitura de Niterói, inaugurou no último sábado, o Parque Orla Piratininga Alfredo Sirkis (POP), localizado às margens da Lagoa de Piratininga.
     
    Com um investimento de R$ 100 milhões, o Parque Orla é o maior projeto de soluções baseadas na natureza (SBN) do Brasil, focado na preservação ambiental e no tratamento das águas da lagoa, além de oferecer espaços para lazer, cultura e esporte.
     
    Foi aberto também o Centro EcoCultural que promoverá atividades educativas e interativas sobre o meio ambiente. 
     
    "O Centro EcoCultural é parte de um esforço maior, o Parque Orla Piratininga, que já possui iniciativas inovadoras e premiadas no Brasil e no exterior. Este espaço é pioneiro no município e ajudará a difundir a importância do ecossistema da Lagoa e a necessidade de sua preservação", afirmou Grael.
     
    Dionê Castro, coordenadora do Programa Pró-Sustentável, ressaltou o caráter colaborativo do projeto.
     
    "Essa é a conclusão de um trabalho realizado por muitas mãos. O POP adota tecnologias inovadoras com foco em soluções baseadas na natureza. Por isso, enfrentamos e superamos desafios inesperados. É importante lembrar que a preservação do que construímos aqui depende do envolvimento de cada cidadão", enfatizou Dionê.
     
    O novo espaço cultural que integra o POP homenageia Sueli Pontes, arquiteta e ambientalista falecida em 2020.
     
    "Minha família vive no Tibau, onde minha mãe morou desde os 11 anos. Estamos muito honrados e emocionados com essa homenagem. É o reconhecimento de anos de dedicação dela em prol do meio ambiente e da Lagoa de Piratininga", disse Catarina Pontes, filha de Sueli. Outros familiares, como dona Edmea Pontes, mãe de Sueli, também estiveram presentes.
     
    O Centro EcoCultural reúne informações sobre os ecossistemas da bacia hidrográfica da Região Oceânica e apresenta soluções para a recuperação da lagoa. O espaço foi concebido para educar e conscientizar o público, especialmente crianças e jovens, utilizando recursos tecnológicos e exposições interativas.
     
    Ana Borelli Sirkis, viúva do ambientalista, destacou a representatividade da homenagem ao marido.
     
    "Essa homenagem não poderia ser mais significativa. O Parque Orla é inovador, assim como Alfredo, que sempre pensava à frente. Além disso, está localizado em um cenário único, com a Lagoa de Piratininga em formato de coração e uma vista incrível para o Pão de Açúcar e o Corcovado. É uma felicidade imensa para mim e para toda a família", comentou Ana.
     
    Fonte: Prefeitura de Niterói

    • FOTOS



    • MAIS COISAS QUE PODEM TE INTERESSAR

      Governo Federal lança cartão de crédito e débito para MEI com anuidade zero
      Saiba Mais
      Revista inglesa diz que bairro Glória está entre os mais "legais" do mundo
      Saiba Mais
      Projeto Negro Muro inaugura mural na Academia Brasileira de Letras
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Seja o primeiro a comentar este post

DIVULGAÇÃO