O novo Mercadinho São José, em Laranjeiras, tem inauguração prevista para julho e as obras seguem em ritmo acelerado.
Além da revitalização do espaço original, está sendo construído um anexo, ambos com climatização. O mercado contará com 11 boxes ocupados por produtores da cooperativa Junta Local e duas lojas de maior porte.
No centro do imóvel histórico, a antiga fonte foi restaurada e seguirá como destaque do ambiente. A fachada, agora pintada de amarelo, pode causar estranhamento em alguns, mas estudos revelaram que essa era a cor original do edifício — que, antes de se tornar um mercado, funcionou como senzala. O letreiro tradicional, após processo de restauração, também retornará ao seu lugar de origem.
Uma das grandes novidades será o terraço, que passará a abrigar bares e restaurantes com vista para a região. Já o anexo, além de abrigar pequenos produtores, também será um espaço dedicado a atividades culturais.
É sempre bom ver um espaço histórico sendo recuperado com tanto cuidado. Melhor ainda quando diferentes esferas do poder conseguem deixar as divergências de lado pra trabalhar juntas por um bem comum. Quem ganha com isso é a cidade — e todos nós.