Até agora as redes sociais Facebook e Instagram, além do serviço de mensagens Whatsapp, não explicaram o motivo da pane mundial que os tirou do ar desde o início da tarde desta segunda 04/10.
No Twitter, os perfis do Facebook e do WhatsApp postaram: "Estamos cientes de que algumas pessoas estão enfrentando problemas com o WhatsApp no momento. Estamos trabalhando para que as coisas voltem ao normal e enviaremos uma atualização assim que possível".
E o Instagram tuitou:
"O Instagram e amigos estão tendo um momento complicado agora e talvez você esteja com problemas para usá-los. Conte com a gente, estamos em cima disso".
Segundo o jornal The New Yor Times uma equipe de funcionários foi enviada ao centro de dados do Facebook, em Santa Clara, no estado americano da Califórnia, para tentar uma "reinicialização manual" dos servidores. E que fontes dentro do Facebook acham que um ataque cibernético é improvável.
Comerciantes que negociam online reclamam dos prejuízos. "Quero ver como ficamos, pois 70% de nossas vendas são feitas pelo Facebook", conta Carolina Passos, dono de uma confecção. Quem também não está nada satisfeito é quem investe em publicidade nestas redes. "Espero sinceramente ser ressarcido do prejuízo. Uma coisa é uma falha eventual, mas quatro horas fora do ar aí já compromete o nosso planejamento e consequentemente nosso investimento", diz Marcelo Luz, dono de uma empresa da tecnologia.
A plataforma com quase 3 bilhões de usuários mensais já sente os efeitos em Wall Street. As ações do Facebook estão em baixa no início pregão e suas perdas chegam a quase 6%. Mark Zuckerberg perde quase US$ 6 bilhões em um dia.
O retorno das plataformas é gradual, sendo que o Whatsapp até quase 20h continua fora do ar.