Fechado há uma década, o Palácio Gustavo Capanema, no Centro do Rio de Janeiro, reabre ao público nesta quinta-feira, 7 de agosto.
Ícone da arquitetura modernista, o edifício volta a receber visitas graças a uma parceria entre o Ministério da Cultura (MinC) e a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ (FAU/UFRJ). As visitas serão guiadas por estudantes da universidade.
Os agendamentos podem ser feitos a partir de quarta-feira, 6 de agosto, pelo site do Ministério da Cultura, nas modalidades individual ou em grupo.
As visitas ocorrerão às quintas e sextas-feiras, nos horários de 9h, 11h30, 14h e 15h30. Também haverá visitas em inglês: quintas às 11h30 e sextas às 15h30. O agendamento deve ser feito com pelo menos 24 horas de antecedência.
Para a ministra da Cultura, Margareth Menezes, a reabertura representa um reencontro com a identidade nacional:
“Reabrir o Palácio Gustavo Capanema para visitas é reconectar o Brasil com um dos maiores símbolos da nossa arquitetura e da nossa história cultural.”
Sobre o Palácio
Construído entre 1937 e 1945, o edifício foi projetado por Lucio Costa, com colaboração de Oscar Niemeyer e consultoria de Le Corbusier. Tombado em 1948, abriga obras de Portinari, Burle Marx e Bruno Giorgi. É reconhecido como marco da arquitetura moderna e do patrimônio cultural brasileiro.