A reforma do Palacete do Parque Lage, sede da Escola de Artes Visuais (EAV), começou oficialmente com a instalação do canteiro de obras. Esta é a primeira grande intervenção no edifício em quase um século.
O projeto do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seiop), prevê investimentos de R$ 21,4 milhões.
Serão feitas obras de recuperação estrutural e melhorias na acessibilidade, iluminação, instalações elétricas e hidráulicas, climatização e sistema de combate a incêndios. A previsão de conclusão é junho de 2026, com duração total de até 480 dias.
A partir desta segunda-feira (12/05), será iniciada a lavagem da fachada. Em 29 de maio, as visitas ao Palacete serão suspensas, assim como o funcionamento do restaurante e das lojas. A área verde do Parque Lage seguirá aberta ao público.
Para manter as atividades pedagógicas, a Escola de Artes Visuais será transferida para o prédio das Cavalariças, que receberá melhorias estruturais, reforma dos banheiros e cinco novas salas de aula. Dois quiosques serão instalados: um para lanches e outro para a loja de materiais artísticos.
O restauro faz parte das ações em comemoração aos 50 anos da EAV e contará com programação especial organizada por professores, alunos e funcionários.
Fonte: Governo do Estado RJ