O Parque Orla Piratininga Alfredo Sirkis, que integra o Programa Região Sustentável (PRO Sustentável), terá mais de 150 mil metros quadrados de recomposição vegetal do ambiente e mais de 35 mil metros quadrados de jardins filtrantes.
Além de compor paisagisticamente o local, tratará da águas dos rios e do escoamento superficial da Lagoa de Piratininga.
A iniciativa é uma técnica inovadora baseada na natureza, também adotada em países que privilegiam a proteção do meio ambiente.
Além disso, o espaço contará com cerca de 10 km de sistema cicloviário ao longo de toda orla, ecomuseu, trilhas, áreas de lazer, quadras esportivas, mirantes e píeres de contemplação e pesca, quadras esportivas e mirantes.
“Esse é um projeto inovador, que vai contribuir para a despoluição da Lagoa de Piratininga, através da implantação de equipamentos de drenagem sustentável e outras tecnologias, além de recuperação de ecossistemas e oferecer infraestrutura de visitação e lazer, transformando a região. O desenvolvimento econômico sustentável é um caminho sem volta e lideranças mundiais estão procurando potencializar esta tendência”, contou Axel Grael em postagem nas redes sociais.
A previsão é que a construção do parque esteja concluído em setembro de 2022.