MAIS COISAS >> Jornal Bafafá

  • Pescadores de Iguaba comemoram o renascimento da Lagoa de Araruama

    Da Redação em 26 de Fevereiro de 2021    Informar erro
    Pescadores do município de Iguaba comemoram um feito histórico. Após efetuar a atividade durante o mês de fevereiro, os trabalhadores conseguiram pescar grandes mantas de peixes da espécie perumbeba, que chegou a um total de quase 12 toneladas. O marco não era alcançado há cerca de 30 anos.
     
    De acordo com a Prefeitura, esta espécie vem abastecendo não apenas a cidade, como também o CEASA do Rio de Janeiro e outros estados como Ceará e Rio Grande do Norte.
     
    Segundo o pescador, José Ribamar Alves, mais conhecido como ‘Zé preto’ foram 20 pescadores envolvidos naquela noite e mais de 10 viagens de carro para escoamento do peixe. “É um sinal de que a lagoa renasceu. Todo mês estamos pescando diariamente uma média de 800 kg a 1.000 kg de peixe como tainha, carapeba e perumbeba. Devido a lagoa estar mais limpa, também tem aparecido carapicu e robalo”, comenta o pescador.
     
    Nos últimos tempos, com a melhora na qualidade da água, tem se observado o retorno de várias espécies que migram do mar em direção a lagoa. Segundo o pescador e presidente da Colônia de Pescadores de Iguaba Grande, Cícero Wanderley Neto, há trinta anos Iguaba Grande nunca havia pescado tamanha quantidade dessa espécie.
     
    “A perumbeba é um peixe misterioso, mas, pela primeira vez, ele somou essa quantidade em nossa lagoa de forma histórica. Isso ocorreu pelo fato da água estar bem mais limpa e também porque o IBAMA tem removido os ganchos na Ponta do Ambrósio para pesca de peixes”, esclareceu Cícero.
     
    Segundo o ex-secretário estadual de Meio Ambiente Carlos Minc o tratamento de esgoto da Lagoa de Araruama já é superior a 80% em tempo seco e segue batendo recordes no processo de recuperação. "Por quatro anos à frente da Secretaria do Ambiente (SEA) investimos em dragagens, saneamento, repressão à pesca predatória, promovemos a pesca artesanal, abertura do canal com a troca de água com oceano", garantiu.
     
    Fonte: Prensa de Babel


    • MAIS COISAS QUE PODEM TE INTERESSAR

      Túneis Zuzu Angel e Rafael Mascarenhas ganham nova iluminação de LED
      Saiba Mais
      Corpo de Bombeiros RJ investe mais de R$ 70 milhões nas operações de salvamento marítimo
      Saiba Mais
      Cinemateca do MAM vai abrir com ozonizador no sistema de refrigeração
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Comentário do post João Fernandes Filho:
        Passei minha infância e adolescência em São Pedro d’Aldeia era um lsgoa limpa e de muitos peixes e camarões.Parabéns para aqueles que restituirão a dignidade da Lagoa emocionante

      • Comentário do post Gracita:
        Parabéns a todos envolvidos nesta luta,que sabemos já vem se arrastando por décadas!É muito gratificante ver nossa Laguna produzindo novamente,que continue sempre assim! PAZ E BEM!

      • Comentário do post Allan Carlos:
        Parabéns.Vai durar até os pescadores de arrasto acabarem com eles.


    Banner Pets

DIVULGAÇÃO