A Praça Itália, no coração do Centro do Rio de Janeiro, acaba de passar por uma ampla requalificação urbana inspirada em praças contemporâneas italianas. Fica atrás do consulado da Itália, no início da Av. Antônio Carlos.
Integrado ao programa Reviver Centro, o projeto aposta em sustentabilidade e tecnologia: áreas verdes ampliadas, iluminação inteligente e soluções urbanas tornam o espaço mais acolhedor, moderno e seguro para moradores e visitantes.
A intervenção incluiu:
Redesenho dos caminhos de circulação e ampliação do espaço público
Novas áreas verdes, bancos integrados ao piso e mobiliário urbano de padrão elevado
Piso em padrão semelhante a um tabuleiro, com partes em pedra portuguesa, em diálogo com o traço italiano tradicional.
Quiosque permanente que abrigará programação cultural e gastronômica diária, conectado ao Polo Cultural ITALIANORIO.
Iluminação inteligente e soluções tecnológicas — inclusive planos para instalação de um totem 5G da TIM — para garantir conectividade e segurança no espaço.
Reinstalação do busto da imperatriz Teresa Cristina: o original, em bronze, foi furtado em 2019. Em 2022, em comemoração ao bicentenário de nascimento, um novo busto feito pelo artista ítalo-brasileiro Gianguido Bonfanti foi colocado como parte simbólica do traço cultural entre Brasil e Itália.
O investimento da reforma ultrapassa os R$ 1 milhão, e foi bancado pelo Consulado Geral da Itália no Rio, sem encargos para os cofres municipais.
Desde 2015, a praça é oficialmente adotada pelo Consulado Italiano, por meio de convênio com a Fundação Parques e Jardins da Prefeitura do Rio, com manutenção e melhorias permanentes