Parte da Praça Mário Lago, popularmente conhecida como Buraco do Lume, está ameaçada. Ela está Localizada no Centro do Rio, atrás do edifício garagem Menezes Cortes, entre as ruas Nilo Peçanha e São José
Um projeto de licenciamento para a construção de um edifício residencial na área arborizada e gramada do local está em tramitação, e, para surpresa de muitos, foi aprovado pelo programa Reviver Centro como área edificável.
A proposta prevê a construção de um prédio com até 500 unidades do tipo estúdio ou conjugado, e já enfrenta forte resistência, com potencial para gerar grande polêmica.
Entre os críticos está o engenheiro Ibas dos Santos, conselheiro do Clube de Engenharia, que alerta: “É a última área verde da região que ainda absorve água da chuva. A construção ali vai criar uma ilha de calor que afetará todo o Centro da Cidade.”
A oposição também vem da família de Mário Lago. A jornalista Graça Lago, foi enfática: “É um absurdo. O prefeito Paes quer erguer um paredão numa das poucas áreas livres do Centro. Quer destruir um espaço de tradição histórica, de lazer, cultura e mobilização política.”
Apesar do prefeito Eduardo Paes ter declarado que nada será construído no local, Independentemente do desfecho, o projeto promete provocar intensos debates nos próximos meses.