MAIS COISAS >> Jornal Bafafá

  • Praça Washington Luís, em Macaé, será reinaugurada após passar por obras de regeneração

    Da Redação em 27 de Junho de 2022    Informar erro
    A praça Washington Luiz, em Macaé, terá sua obra de regeneração finalizada na terça-feira, 28 de junho, às 13h. A praça, construída no século XIX, foi a primeira do Estado do Rio de Janeiro a ser contemplada pelo programa LAB Cidades Criativas que promove ações de intervenção urbana e ocupação cultural visando transformar a dinâmica social em praças de municípios fluminenses. 
     
    As obras em Macaé duraram cerca de um mês. A quadra poliesportiva e a quadra de futsal do local receberam pinturas dos artistas Célio e Flora Yumi, convidados pelo projeto LAB Cidades Criativas. "Foi muito especial participar dessa iniciativa, porque não é só pintar uma praça, ou um banco. É a gente levar cor, vida, aprendizado e vivência para o local", declarou Célio, que assinou a concepção artística do espaço e trabalhou também na revitalização do parquinho e da academia ao ar livre do espaço. 
     
    Além de deixar a Washington Luiz de cara nova, o LAB Cidades Criativas também realizou intervenções formativas. O Colégio Municipal Maria Isabel Damasceno Simão, no centro da cidade, ganhou um painel artístico de grafite. Artistas locais foram convidados para o trabalho, que contou com a representação de vários segmentos da arte urbana.
     
    Para Leandro Mussi, secretário de Cultura de Macaé, a regeneração da praça Washington Luiz é um grande feito para o município. “Ela é palco de grandes manifestações públicas, além de ser muito frequentada por macaenses de todas as idades”, disse ele. “A praça também tem um valor histórico para a cidade”, conclui.
     
    Neste momento, o programa LAB Cidades Criativas está revitalizando a Praça do Trem, em Rio das Ostras. Na sequência, o programa  passará por São João da Barra, Rio de Janeiro, Casimiro de Abreu e Rio Bonito. O LAB Cidades Criativas é uma realização da Quitanda Soluções Criativas e do Instituto BR e correalização da Rua Walls com patrocínio da Enel e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, produção executiva da Cinco Elementos Produções, consultoria executiva da Marco Zero e apoio institucional das prefeituras de São João da Barra, Macaé, Rio das Ostras, Casimiro de Abreu e Rio Bonito.
     
    Foto: Ronaldo Nina/Divulgação


    • MAIS COISAS QUE PODEM TE INTERESSAR

      Clássico da Tijuca, Bar do Momo vira patrimônio cultural carioca
      Saiba Mais
      Aeroporto de Maricá transportou 7.253 passageiros no primeiro semestre de 2022
      Saiba Mais
      Alerj aprova linha de crédito de até R$ 80 mil para taxistas comprarem novos carros
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Seja o primeiro a comentar este post

DIVULGAÇÃO