O uso de máscaras é obrigatório em Niterói, sujeito a multa de R$ 180 em caso de descumprimento. No calçadão de Icaraí, apesar das mais de dez viaturas da Polícia Militar e da Guarda Municipal, muitos moradores circularam pela área sem a protecão, e voltaram a fazer atividades físicas na areia, apesar de a prática só estar permitida a partir de 1° de junho.
A partir desta quinta-feira, foram autorizadas a reabrir lojas de materiais de construção, oficinas mecânicas, lojas de bicicletas, óticas e serviços médicos e odontológicos. Outros setores, como salões de beleza, terão o funcionamento liberado na próxima segunda-feira (25), depois de os funcionários dos estabelecimentos passarem por treinamento para se adaptar às novas regras no fim de semana.
Nos calçadões, a circulação só pode acontecer em esquema de rodízio: pessoas acima dos 60 anos só podem frequentar a orla entre 9h e 11h. Fora desse horário, estão orientados a permanecer em isolamento social. Os demais podem frequentar o local das 6h às 9h; e das 16h às 22h.
Pelos dados do último boletim epidemiológico divulgado na quarta-feira (20) pela Secretaria municipal de Saúde, Niterói tem 1.488 casos confirmados de Covid-19, com 82 óbitos. Em uma transmissão ao vivo na noite se quarta-feira (20), o prefeito Rodrigo Neves afirmou que apesar das mudanças na circulação na cidade, o município segue em isolamento social.
– Apesar de estarmos iniciando o plano de transição para o novo normal, a cidade vai permanecer em isolamento social e com bloqueios em seus acessos. A fiscalização nos acessos com municípios vizinhos será mantida, inclusive com a aferição da temperatura de todos os ocupantes dos veículos – disse Neves.
Fonte: Extra